quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ostras, Freguesia e Santo Antônio

Cá estou de volta, pra cumprir a promessa de falar sobre o Freguesia. Santo Antônio de Lisboa é dos lugares mais charmosos de Floripa e oferece um dos melhores roteiros gastronômicos da Ilha. Confesso que a praia está nos meus sonhos dourados de lugar pra se morar por aqui. Melhor ainda se isso incluir uma vista linda pra praia, com uma cervejinha de um lado e um prato de ostras do outro.


Divulgação

Enquanto não vou pra lá de mala e cuia, me contento em aproveitar uma noite deliciosa de primavera pra comer bem. Como todos tiveram a idéia de aproveitar a noite, eu e o Geison ficamos, a princípio, dentro do restaurante, enquanto esperávamos vagar um lugar do outro lado da rua, onde o pessoal instala as mesas e cadeiras de plástico e fica por ali, batendo um papo e comendo, entre o calçamento de paralelepípedo e o mar. Não demorou muito pra conseguirmos nosso lugar ao luar (tsc tsc). Tomando uma Original pra abrir o apetite, pedimos o prato do Bar em Bar: Ostras ao alho e óleo (R$ 17,50 a dúzia).



Depois de uns 15 minutos esperando e a fome aumentando, as ostras chegaram à mesa. Eles dizem que é uma dúzia, mas garanto que eram muitas mais. Vinham fora das conchas, imersas no alho e óleo, com um aroma que dava vontade de sair flutuando, igual nos quadrinhos. Devaneios à parte, hora de provar as ostras de um dos restaurantes mais movimentados de Santo Antônio. Se o cheiro já estava bom, o sabor conseguiu superar. Simplesmente deliciosas, com um gosto de alho na medida certa, sem se pronunciar demais. Dos pratos que fazem o cliente voltar ao restaurante e pedir mais. Aconselho que quem optar pelas ostras, mande descer também um acompanhamento. Ficamos só nelas, e pra matar a fome foi preciso pedir uma porção de isca de peixe espada, que estavam muito boas e sequinhas também. Nada daquela gordura escorrendo pelo guardanapo.

No fim da brincadeira, menos R$ 30 no bolso pra cada e a certeza que Santo Antônio ainda tem muito a render aqui por esse blog e fazer a alegria do paladar de muita gente.


Drops:

- de Santo Antônio devo um post sobre o Bar dos Açores, uma das grandes surpresas do ano pra mim. Virei fã, mas por enquanto só fui “não-profissionalmente” por lá.

- semana passada a Veja entregou as premiações do Veja Santa Catarina – Comer e Beber. Merece um post a parte. Estou pensando em fazer um tour baseado nos "melhores" e discutir isso aqui com vocês.

- falando em Veja, ontem conferi o Café Riso e etc, que ganhou na categoria Restaurante Variado e Chef do Ano, com o Vitor Gomes. Semana que vem tem post saindo do forno. À noite conferi a Samurai Temakeria do Santa Mônica, que também tá na fila.

- dívidas com vocês: devo uma visita ao Terra Brazilis, sugerida pelo Norberto; outra na Enoteca Osigo, sugerida pelo Orlando; devo mais alguma coisa pra alguém?

- não deixem o blog morrer. Pela primeira vez um post não recebeu nenhum comentário. Além do Google Analytics, que me ajuda a ver como isso aqui anda, os comentários são quase que a única fonte de feedback que eu tenho. Comentem!

Preço: $$$
Atendimento: ☺☺☺☺
Momosidade (casal): ♥♥♥♥♥
Não aceita cartão de crédito / débito
O Freguesia abre de quarta a segunda, das 11h às 23h30


Exibir mapa ampliado

13 comentários:

Eduardo Schmidt disse...

Santo antonio é muito bom, preciso voltar la urgente!

Rodrigo V. R. disse...

Muito bom post, vou ver se vou lá. Qaunto a Samurai temakeria ja fui lá e achei muito bom, com a exceção do espaço de dentro da temakeria que sempre sinto cheiro ruim.

Unknown disse...

Você sabe se esses pratos especiais do festival de bar em bar vão entrar no cardápio dos bares?
Porque ai é sacanagem você fazer propaganda de um prato específico pra um festival que já acabou...
hehehe

Bruna disse...

Opa, respondendo. Esse do Freguesia e o do Conversa Fiada, sim. Continuam no cardápio ;)

Rodrigo disse...

Parabéns pelo blog, conheci hoje, muito bom!

Camila disse...

Em Sto. Antônio é uma delícia dar uma paradinha, conferir o artesanato e comer uma sobremesa ali pertinho da pracinha. Não lembro o nome do lugar, mas o astral é ótimo e o brownie é inigualável!

Julio Cesar Cardoso disse...

Botei muita fé!
Santo Antônio é coisa linda

Duda Silva disse...

Pouco antes ou pouco depois de tu ter ido fui no Freguesia. Uma bela tarde de domingo ensolarada. Pretendo voltar, é demais.

Anônimo disse...

Confirmo que uma passada em Sto Antonio de Lisboa ali na Freguesia é Tudo de Bom...

Ema Porfírio disse...

Confirmo que uma passada em Sto Antonio de Lisboa ali na Freguesia é Tudo de Bom.

Anônimo disse...

Estimados, estuve el 26 de enero cenando con mi familia y unos amigos en Freguesia. No cenamos bien ( lo camarones y las ostras eran pequeñas) y además me rompieron el vidrio del auto que estaba estacionado en la iglesia, frente a la Policia y me robaron algunas pertenencias.
Igual, aclaro que la pasé muy bien en Praia Brava durante nuestra estadía y que la gente en Brasil atiende muy bien.

Bruna disse...

Gente, coloquem o nome pra eu saber quem tá falando! Sobre as ostras pequenas, da última vez que eu fui tb achei isso. Depois de conferir o Gaivotas do Sambaqui (dá uma olhada no post "De tudo um pouco"), difícil querer outro lugar. Baratíssimo e com umas ostras grandonas, que tem essa diferença de tamanho porque as fazendas ficam no sul da ilha.

Beijos!

Anônimo disse...

es muy bueno el lugar pero no respetan al cliente puesto que esta cerrado en muchas ocasiones y no tienen cartel de horario de atención. el horario que figura en este informe no es correcto.

me gustaría que consideren a sus clientes informando correctamente el horario de atención.-

Postar um comentário